quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os frutos do Germinário

O Germinário estadual teve saldo positivo em toda a sua realização. Muitas foram as contribuições, dos convidados e, principalmente, dos participantes que, diga-se de passagem, estavam envolvidos e animados com as discussões.
 
As oficinas foram espaços de legitima germinação de ideias. Uma delas, contou com a presença de Jorge Duarte, do SENAC-SP, que foi painelista, nessa ocasião. Ele registrou, em rede social, um "apanhado" do que foi o evento, na sua visão, texto que se encontra abaixo.
Apreciem!
 
Jorge Carlos Silveira Duarte – SENAC/SP
Desenvolvimento Local em Pauta:

”Nos dias 17 e 18 de agosto participei do 1º “Germinário Estadual sobre Sistema de Desenvolvimento Local” na cidade de São Leopoldo, vizinha a Porto Alegre - RS. Fui convidado a compartilhar experiências que tenho com o tema, principalmente no âmbito do estado de São Paulo, trabalho que desenvolvo pelo Senac São Paulo. O convite surge de outro "Germinário" quando em Sevilha em setembro de 2011 no 1º Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local conheci Tarson Nuñes, coordenador de Relações Institucionais do governo do Rio Grande do Sul, Jose Renato Soethe professor e pesquisador aposentado da Usinos e mais suas colegas do Circulo Operário que realizaram o evento com o objetivo de promover reflexões e discussões sobre novas concepções de desenvolvimento local, possibilitando a apresentação de experiências relacionadas ao assunto e a construção de políticas públicas. O evento, também, buscou oferecer subsídios para as práticas sociais, políticas e econômicas, que contribuem na solução e encaminhamentos das crises do mundo atual e para a criação de formas de sociedades humanas sustentáveis.
Uma surpresa e destaque do evento foi a presença do professor Vicente Fideles de Ávila doutor em Política e Programação do Desenvolvimento Local que dissertou sobre importantes conceitos sobre o Desenvolvimento Local. Aos interessados sugiro pesquisar nowww.desenvolvimentolocalvfa.com.br onde disponibiliza uma série de artigos e livros sobre o tema, vale a pena. O resultado do evento será sistematizado e assim que disponibilizado divulgarei neste grupo.
O que adianto e compartilho agora são algumas das minhas aprendizagens e constatações com a participação no evento: Como já sabido por muito de vocês...... o conhecimento está na rede. Quando pessoas se juntam e dialogam vão conectando experiências e saberes que promovem novas conexões e novos conhecimentos. Este é o verdadeiro fazer político. As pessoas conseguem reconhecer o sadio e sábio ambiente político que se cria a partir da participação e diálogo entre pessoas que fazem proposições para a melhoria da qualidade de vida e de uma vida melhor. Ao mesmo tempo, registrou-se a diferença com relação aos espaços políticos profissionais "oficiais" cujo debate e pauta estão baseados na bandidagem, corrupção, formação de quadrilhas e outros tantos crimes que banham nossos noticiários de barbáries praticadas por quem hoje nos representam nos três âmbitos de poder.
Outro aspecto importante a destacar é o quanto está pulsando nas mentes das pessoas, das organizações e dos governos o tema desenvolvimento local. No evento acima mencionado em Sevilha, organizado com apoio das Nações Unidades, altas autoridades dessa organização planetária defenderam a idéia de que os países-nações não conseguem mais controlar e governar sobre a especulação financeira e que a saída para as crise socioeconômica somente será possível por meio do desenvolvimento local e regional. Pude perceber que o rio grande do sul tem um importante histórico no desenvolvimento regional e agora muitas cidades e bairros do estado estão dialogando e se organizando para implementar processos de desenvolvimento local. A cidade de São Leopoldo demonstra -- com esse evento que organizaram e com as proposições dos diferentes grupos de trabalho que trataram dos diferentes segmentos e temas -- ambiente favorável à implementação de um processo de desenvolvimento local. A gestão atual dessa cidade conduzida prefeito Ary Vanazzi, também presente ao evento, é orientada por um plano baseado em 3 eixos: O desenvolvimento econômico, social e urbano e mais melhoria da gestão publica e participação popular. O avanço ainda proclamado pelos participantes ao evento, em minha opinião, para a implementação de um Processo de desenvolvimento local foi o da maior participação no planejamento das ações, projetos e políticas públicas que efetivamente caminhem rumo aos sonhos e anseios da população.
Ainda destaco as palavras do professor José Renato sobre papel individual que precisamos ter para realizar a mudança....”não tenho nada nas mãos além de mim mesmo. A grande mudança sou eu. A principal mudança que posso fazer no mundo está em mim” e também do professor Vicente “os grupos precisam estar em constante questionamentos, o desenvolvimento local se constrói de baixo para cima, sem esquecer da importância e contribuição dos indutores”. Também lança uma provocação em forma de pergunta “O que cada comunidade vai querer? “As pessoas tem que interagir e resolver seus problemas, apesar da nossa cultura, que em vez de resolver quer estancar problemas. Uma cultura que é da imposição e não da inovação.....As pessoas têm que ser educadas para registrar e reavaliar sempre, constantemente, destacou Vicente.”
Compartilhe neste grupo informações sobre o Desenvolvimento Local.”
Fonte: https://www.facebook.com/groups/386132284786213/permalink/386137824785659/

Nenhum comentário:

Postar um comentário